quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Que é a Bicicletada?

A Bicicletada é um movimento mundial que incentiva o uso da saudosa “magrela” como alternativa de transporte de pessoas, sobretudo nos grandes centros urbanos, que enfrentam sérios problemas com o excesso de automóveis em circulação, como a poluição do ar e sonora. Além disso, o movimento pretende discutir o uso respeitoso dos espaços públicos pelos cidadãos.
A Bicicletada, importante frisar, não é uma organização, tampouco é coordenada por instituições. Trata-se puramente de um movimento espontâneo, um evento livre, sem donos, onde qualquer pessoa pode fazer parte. Basta marcar uma data e um horário, juntar algumas pessoas e sair para o rolé. Simples assim.
Chamada em países de língua inglesa “massa crítica” (critical mass), a Bicicletada foi realizada pela primeira vez em 1992 na cidade de São Francisco, Califórnia - Estados Unidos. Na ocasião havia 48 ciclistas. De lá até meados de 93, o evento manteve um crescimento mensal do número de participantes, até ultrapassar a extraordinária marca dos 500 ciclistas por encontro, adquirindo uma grande visibilidade local.
Deste ponto em diante, apesar de ignorado pela maioria das autoridades locais, a massa crítica passou a ser replicada em outras cidades dos EUA e em alguns países europeus. Atualmente, é realizada em centenas de localidades, nos quatro cantos do mundo.
Quem ficou interessado pode participar esta semana da Bicicletada Carioca. O encontro dos ciclistas está marcado para amanhã, propositalmente no Dia Mundial Sem Carro, em frente ao cinema Odeon na Cinelândia às 18:30.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...