segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lugares do Mundo: Aveiro

Brasão de Aveiro

Aveiro, conhecida como a "Veneza de Portugal" e durante algum tempo chamada de "Nova Bragança", é capital do Distrito de Aveiro. Fica situada a cerca de 58 km a noroeste de Coimbra e a cerca de 68 km a sul do Porto.

A Veneza portuguesa

É sede de um município com 78 463 habitantes (2011) e 199,77 km² de área, subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Murtosa, a nordeste por Albergaria-a-Velha, a leste por Águeda, a sul por Oliveira do Bairro, a sudeste por Vagos e por Ílhavo.

Um dos canais de Aveiro

Aveiro, à beira mar plantada, ou no meio da ria plantada, é uma cidade de água e de vida. Terra dos moliceiros, de pescadores e de sal, cedo ganhou importância no país. Hoje, da atividade marítima tradicional pouco restou, as salinas estão quase todas abandonadas e dos tempos do mar ficam as histórias e as saudades. Hoje é uma cidade, com as suas próprias características e marcas do passado, mas adaptada ao futuro. Cresceram algumas indústrias, prédios e, claro, as grandes superfícies. A Universidade, já considerada uma das melhores do país, é uma mais valia para a cidade, injetando-lhe uma grande dose de energia e movimento.

Universidade de Aveiro

Chegado à cidade de mapa na mão, ou sem ele (a cidade não é assim tão grande), vindo de comboio (trem), pode-se começar a descoberta pela estação. Dotada de magníficos painéis de azulejos, faz já adivinhar que a cidade é uma das mais representativas do azulejo português.

Estação

Perambulando pelas ruas, vai-se encontrando marcos históricos, igrejas, um museu, uma casa antiga…

O Convento de Jesus, edificado no séc. XV, acolheu a infanta D. Joana, filha de D. Afonso V, até à sua morte. A infanta viria a ser beatificada em 1673, sendo conhecida como Santa Joana Princesa. 
Esta personagem real da história foi importante para Aveiro, atraindo atenções para a cidade. Hoje o Convento conserva ainda o claustro inicial e algumas marcas da primeira construção, mas a fachada é do séc. XVIII, a capela-mor da Igreja do séc. XVI e o túmulo de Santa Joana Princesa, que aqui se encontra, do séc. XVII. Nas paredes da Igreja encontramos seis telas representativas da vida da Princesa Santa. Em 1911, foi fundado o Museu Stª Joana Princesa, que ocupa as dependências do Convento de Jesus, acolhe peças de arte sacra provenientes de diversos pontos do país e do próprio Convento de Jesus. Aqui se encontram sumptuosas peças provenientes da escola de bordadeiras que aí existia no séc. XVII e XVIII. Possui colecções de pintura, escultura, talha, ourivesaria, mobiliário, azulejaria e paramentaria que merecem um olhar dos visitantes.

Museu de Santa Joana Princesa

Outra boa pedida seria um olhar mais demorado pelos edifícios Arte Nova que se distribuem pela cidade como o centro cultural Casa do Major Pessoa e um passeio pelo Jardim e Parque Municipal D. Pedro.

Casa do Major Pessoa

Parque Municipal Dom Pedro

É imprescindível visitar a Praia da Barra com o seu farol, o mais alto de Portugal (62 m), dominando uma praia de águas sempre calmas e o canal de entrada do Porto de Aveiro.

Praia da Barra

A Sul, chega-se à vizinha Praia da Costa Nova, com os seus palheiros, cujas fachadas, de traça singular e coloridas listas verticais, fazem lembrar delicadas casas de bonecas.

Casas da Costa Nova

A Igreja das Carmelitas, também conhecida como a Igreja de São João Evangelista, situa-se na Praça Marquês de Pombal. Foi construída no século XVII formando parte do antigo Convento das Carmelitas. É um templo de planta longitudinal e sua arquitetura religiosa combina os estilos maneiristas e barroco. Está revestida de talha dourada de três épocas diferentes e de belos painéis de azulejos do século XVIII.

Igreja das Carmelitas

Construído em 1881, o Teatro Aveirense é uma estrutura municipal de programação regular nas várias áreas artísticas.

Teatro Aveirense



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...