Uma embarcação particular adquirida por um magnata russo poderia deixar com inveja até aqueles que são “meramente milionários”. Inaugurado em dezembro de 2010 com o custo de US$ 590 milhões, o Eclipse pertence a Roman Abramovich, dono de um grande conglomerado de empresas e também do Chelsea Football Club.
O iate, que foi construído em Hamburgo (Alemanha), possui 162 metros de comprimento e pesa 13 mil toneladas brutas. Mais de 70 tripulantes trabalham na embarcação, mantendo as 24 cabines, duas piscinas e uma discoteca sempre em condições de receberem convidados. Por ano, são gastos mais de US$ 60 milhões apenas com a manutenção do “barco”.
Opções de acesso ao Eclipse não faltam: heliponto para dois helicópteros, marina e até lugar para um submarino de bordo. Mas o navio também reserva muitas surpresas para evitar que aqueles que não foram convidados entrem, como um radar de longo alcance que pode dar ao gigante tempo suficiente para manobrar em caso de um ataque de míssil.
Caso o míssil não possa ser evitado, blindagens nas paredes da ponte e da cabine principal ajudam a proteger o proprietário contra impactos diretos. E tem mais: um sistema de proteção a laser analisa os arredores constantemente para detectar CCDs de câmeras apontadas para o navio. No caso de “alerta de paparazzi”, o laser brilha diretamente para a lente e borra a fotografia indesejada.
O iate, que foi construído em Hamburgo (Alemanha), possui 162 metros de comprimento e pesa 13 mil toneladas brutas. Mais de 70 tripulantes trabalham na embarcação, mantendo as 24 cabines, duas piscinas e uma discoteca sempre em condições de receberem convidados. Por ano, são gastos mais de US$ 60 milhões apenas com a manutenção do “barco”.
Opções de acesso ao Eclipse não faltam: heliponto para dois helicópteros, marina e até lugar para um submarino de bordo. Mas o navio também reserva muitas surpresas para evitar que aqueles que não foram convidados entrem, como um radar de longo alcance que pode dar ao gigante tempo suficiente para manobrar em caso de um ataque de míssil.
Caso o míssil não possa ser evitado, blindagens nas paredes da ponte e da cabine principal ajudam a proteger o proprietário contra impactos diretos. E tem mais: um sistema de proteção a laser analisa os arredores constantemente para detectar CCDs de câmeras apontadas para o navio. No caso de “alerta de paparazzi”, o laser brilha diretamente para a lente e borra a fotografia indesejada.
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