sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ninguém Engana a Vida

"Todos nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Portanto, a excelência não é um ato, mas um hábito". Aristóteles ( 384-322 AC)

Você não precisa fazer algo espetacular hoje, mas repetir algumas pequenas coisas certas, todos os dias. Homens e mulheres que acreditam na "solução instantânea" para os problemas se iludem e criam desapontamentos para suas vidas, famílias e empresas. Não existe magia rápida, por mais que comerciais de TV tentem nos convencer do contrário.
A boa notícia é de que existe uma solução. A solução surge quando você descobre que, repetindo uma certa ação, mesmo que simples, todos os dias e a cada dia, haverá um resultado impossível de ser bloqueado, em algum momento no futuro.
Note a parte da frase que diz "impossível de ser bloqueado".
É algo similar ao que ocorre com o bambu chinês que, ao ser plantado, fica aproximadamente 4 anos sob a terra. Durante quatro longos anos nada parece acontecer, mas ele vai desabrochando lentamente de um diminuto broto a partir do bulbo, com todo o crescimento escondido sob a terra, invisível aos observadores. Entretanto, sua maciça e fibrosa estrutura de raiz está sendo construída. No 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros de uma só vez. Parece um evento único, mas é o resultado inexorável de centenas de pequenos eventos que incluíram plantar, regar e cuidar. Todos os dias. Toda estrutura para que isso pudesse acontecer foi sendo construída forte e lentamente. Assim como bambu chinês, também são as coisas na nossa vida: relacionamentos, projetos, etc.
Fazer algo, uma só vez, raramente mudará sua vida. Pular uma refeição hoje, e comer dobrado amanhã, não normalizará seu peso. Você pode até enganar as pessoas, mas não engana a vida. As leis naturais não se dobram a eventos únicos, somente a eventos repetidos. Este princípio é importante para sua carreira, seus projetos, para seus relacionamentos com filhos, amigos, etc. Repetindo: as leis naturais não se dobram a eventos únicos, somente a eventos repetidos.
Levar flores para sua namorada hoje e deixar o romance de lado depois, não ajudará nada. Tratar bem seu cliente hoje mas ignorá-lo amanhã, fará com que você tenha sempre que procurar novos clientes. Marcar presença na faculdade hoje, mas ficar no barzinho da esquina durante o resto da semana, não ajudará na hora de conseguir um lugar no competitivo mercado de trabalho. Se você não trata com prioridade as pessoas que te amam, talvez no futuro elas desistam de você. Você colhe só o que planta e isso vale para praticamente tudo na vida: trabalho, saúde, filhos, relacionamentos, etc. Você não é o que faz vez ou outra, mas o que faz repetidamente, como afirmou Aristóteles trezentos anos antes de Cristo.
Eventos únicos não provocam mudanças consistentes em famílias, carreiras, saúde, vida pessoal e, raramente, alteram o futuro. Somente eventos repetidos várias vezes podem garantir a alteração de seu destino, mesmo que sejam eventos muito, muito pequenos como assistir uma aula, visitar alguém que se ama, comer frutas, ler um livro, etc. Fazendo isso você vai estar criando a estrutura necessária para estreitar laços, melhorar sua saúde e seus conhecimentos, enfim, provocar mudanças positivas. Quais os eventos pequenos que você fará hoje, para mudar sua saúde, carreira, família e destino?
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...