quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Emagreça Dormindo


É comum associar a obesidade ao sedentarismo, então é de se esperar que quem durma demais acabe engordando. Mas o fato é que quem dorme pouco também enfrenta dificuldades para emagrecer, como constatou um estudo publicado pelo International Journal of Obesity (PDF em inglês).
A pesquisa analisou os hábitos de 472 pessoas que foram instruídas a diminuir cerca de 500 calorias de sua alimentação diária e a manter a prática de exercícios físicos durante um período de seis meses. Aqueles que possuíam problemas relacionados ao sono foram os que menos perderam peso. Mas por que isso aconteceu?
Dormir pouco altera a produção de leptina, um hormônio produzido pelas células gordurosas do nosso corpo e que atua como regulador de apetite e controlador da massa corporal. Ao passar muito tempo acordado, o nível de leptina diminui, fazendo com que a pessoa sinta mais fome. Além disso, esses picos de insônia também aumentam a produção de grelina, um hormônio que nos faz sentir fome quando necessário. Logo, essa confusão hormonal causada pelas poucas horas de sono faz com que o ser humano coma mais do que precisa.
Portanto, lembre-se: nada de lanchinho durante as madrugadas de papo no MSN.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...