quarta-feira, 27 de julho de 2011

Festival Brasileiro do Cinema Universitário 2011

RIO - Eles são universitários que produzem seus primeiros curtas, cheios de ideias, mas com pouco dinheiro. E no circuito de mostras, como o Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU), que começa quinta no Rio, esses jovens realizadores se encontram, discutem e montam parcerias, possibilitadas pela internet.
- Nos festivais a gente faz contatos. E a internet é uma grande plataforma de troca. Assim, é possível hoje você mandar o seu filme para ser montado por uma pessoa de outro estado - exemplifica Giovani Barros, estudante do 6 período de Cinema na UFF.
A coordenadora do FBCU, Flavia Candida, cita também o barateamento e a maior facilidade de acesso a equipamentos como decisivas para a atual produção. Assim como o surgimento de novos canais de distribuição audiovisual, como o YouTube.
- O barateamento das tecnologias facilitou e proporcionou vários moldes de produção. Agora, você pode usar diferentes câmeras, editar em casa, colocar pela internet pelo Vimeo ou YouTube. Permitiu que jovens realizadores fizessem longas que talvez demorariam anos - afirma a coordenadora.
A proposta do festival é exatamente dar espaço paras as múltiplas linguagens surgidas no meio digital. As exibições, de quinta-feira até o dia 7 de agosto, serão realizadas na Caixa Cultural e no Centro Cultural dos Correios. O destaque da programação é Mostra Competitiva Nacional. Em edições passadas, o FBCU teve como destaques Esmir Filho e a consagrada Laís Bodanzky.
(fonte: O Globo)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...