segunda-feira, 1 de março de 2010

Quer cortar calorias da dieta? Então coma devagar

RIO - Quer saber o segredo para cortar calorias da sua dieta? Coma todas as refeições mais lentamente. Sim, mastigar várias vezes o alimento e gastar mais tempo em cada refeição podem ser bons aliados na perda de peso. Pesquisadores descobriram - e publicaram o estudo na revista da "Associação Americana de Dieta" - que as pessoas que "engolem" num piscar de olhos suas comidas ingerem uma quantidade calórica bem superior. As razões para isso estariam ligadas à ação de dois hormônios que agem na saciedade.

Os pesquisadores ofereceram a um grupo de pessoas porções idênticas de sorvete em diferentes horários do dia. Quando as pessoas comiam em 30 minutos em vez de em 5 liberavam hormônios que as deixavam satisfeitas antes. Os cientistas fizeram exame de sangue nos participantes e mediram a insulina deles antes, durante e depois de ingerirem o sorvete. E descobriram que dois hormônios ligados à sensação de saciedade estiveram mais presentes nos momentos em que houve menos rapidez na ingestão.

Um outro estudo já havia provado que comer vagarosamente é um ato de sabedoria: os participantes da pesquisa que ingeriam os alimentos mais devagar consumiam 10% a menos de calorias que os demais. Outra grande pesquisa feita com três mil pessoas e publicada na The British Medical Journal mostrou que quem come rapidamente até ficar saciado tem três vezes mais risco de ser obeso do que os demais.

Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...