sábado, 6 de março de 2010

Como reagir a perda do emprego

1º- Fase de choque

Ultrapassar essa fase de choque, é o incio para que possa levantar a cabeça e procurar um novo trabalho. É obvio que não é simplesmente andar a ver o que aparece, é necessário esforço e dedicação, como que se estivesse empregado.

Não se deixe vencer pela depressão, se tens um problema e te preocupas com ele, então já estás a ter dois problemas. Há que aceitar a realidade, não se faça de vítima, procure energias positivas e comunique essa atitude a sociedade.
Pode sempre haver um amigo ou familiar que saiba de uma oportunidade de emprego, mostre-se capaz e com disposição de enfrentar novos desafios!

2º- Acorde para a realidade

Lembre-se que estar desempregado não é o fim do mundo, as circunstâncias podiam ser piores se não tivesse família, amigos, saúde, um teto ou comida. Existem milhões de pessoas pelo mundo que perderam tudo ou que nunca tiveram nada.
Tendo isto em mente, estabeleça rotinas diárias na procura ativa de emprego. Acorde cedo e procure ofertas nos jornais diários, imprima e distribua seus currículos.



4º- Reduza as despesas

Se o orçamento no final do mês é menor, o ideal é reduzir as despesas nessa fase. Considere a hipótese de deixar alguns vícios, esqueça todas as grandes despesas, como ir de férias ou trocar de carro. Na alimentação opte sempre por marcas mais baratas, cancele internet e tvs por assinatura, no final do mês verá que sente um grande alívio nas contas. Não se desespere e tente lembrar que isso tudo é passageiro.
6º- A oportunidade

Quando a oportunidade surgir, no dia da entrevista apresente-se calmo, bem vestido e não se atrase. Responda de uma forma clara as perguntas que lhe são colocadas, sempre convicto das suas respostas. Não invente, não use gírias, não grite nem fale baixo demais, fale sempre olhando para o entrevistador e nunca olhando para baixo, seja você mesmo e mostre que tem potencial para desempenhar a função ao qual se candidata. Lembre-se que este pode ser o dia que tanto esperava.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...