domingo, 13 de novembro de 2011

A Evolução e o Futuro das HQs

No início da década de 90, enquanto a internet se popularizava, muitas pessoas acreditavam que ela seria o algoz das outras mídias. Jornais impressos e livros estariam condenados com a chegada da Era Digital e tudo se concentraria exclusivamente na tela dos computadores.
Apesar do apocalipse editorial profetizado, a verdade é que isso nunca aconteceu. Ainda lemos jornais em sua forma física e o livro nunca foi completamente substituído pela sua versão digital. O que se viu não foi o digital tomando o lugar do material, mas uma nova forma de utilizá-los.
Com as histórias em quadrinhos não foi diferente, porém, houve um final ainda mais feliz. Mesmo condenadas à extinção, as editoras souberam utilizar a web a seu favor e transformaram a possível desgraça em bonança. O segredo desse sucesso foi a convergência. Ao invés de lutar contra o formato digital, uniram todos os meios para fazer com que seus personagens ficassem ainda mais famosos do que antes.
No mundo da internet, o maior de todos os vilões é a pirataria e os heróis das histórias em quadrinhos até hoje sofrem para enfrentá-lo. Os “scans”, como são chamadas as páginas digitalizadas distribuídas ilegalmente, ainda são o maior problema que as editoras devem enfrentar.


Algumas empresas decidiram não enfrentar esse gigante ilegal, mas sim aliar-se a ele. Tanto a DC quanto a Marvel, as duas maiores empresas de quadrinhos do mundo e responsáveis por personagens como Batman e Homem-Aranha, respectivamente, simplesmente passaram a produzir seus próprios scans e vendê-los a preços menores do que as das revistas de bancas e alguns diferenciais.
A primeira solução foi não apenas digitalizar suas publicações, mas transformá-las em conteúdo multimídia. Como? A DC, quando relançou Watchmen, por exemplo, inseriu quadros com animações de movimento, narração e até mesmo música de fundo.
Sua rival, a Marvel, também fez um misto de quadrinhos e desenhos animados com o chamado “Marvel Motion Comics”. Diversas histórias já existentes em revistas foram adaptadas e transformaram-se em verdadeiras obras impossíveis de serem reproduzidas ilegalmente. O único ponto negativo é que esse serviço está indisponível para fora dos Estados Unidos.


Outra estratégia para encurralar a pirataria foi atacar todos os locais em que as scans proliferavam e oferecer ao usuário ainda mais possibilidades de acesso. Assim, além da tela do computador, é possível ler as aventuras de seus heróis pelo seu iPhone, iPad (por meio da loja do iTunes) e até mesmo pelo video game.
Além de sua loja virtual, a Marvel criou um canal dentro da Playstation Network para que usuários do portátil da Sony pudessem adquirir suas publicações sem desligar o console, algo praticamente impossível para os scans.
Enquanto as empresas maiores criam páginas próprias para vender seu material digital, editoras menores buscam alternativas enfrentar esse mal. Uma delas é a mais clássica no mundo dos super -heróis: unir forças.
Programas como o Graphic.ly criam uma espécie de leitor, loja e rede social em que pessoas com gostos em comum conversam e trocam ideias sobre o universo das histórias em quadrinhos. Além de oferecer revistas a preços reduzidos, o programa também possui edições gratuitas para que você inicie sua coleção sem nenhum gasto.

Para que os heróis ganhassem ainda mais força no mundo digital, não bastou apenas adequar o modo de leitura às novas tecnologias, mas mantê-los presentes no imaginário popular. Era preciso transformá-los em filmes, jogos, livros e tudo o mais que fizesse o Batman ser ainda mais famoso e o Homem-Aranha ainda mais querido.
Algumas tentativas deram certo, outras nem tanto. E você sabe agora o que houve de melhor (e pior) nesse mundo.

Será que você concorda com os indicados? Comente no post e mostre sua opinião.

TOP 5 - Melhores Filmes

1- Watchmen
2- X-Men Origins Wolverine
3- Batman Begins
4- Homem de Ferro
5- Demolidor


TOP 5 - Piores Filmes

1- X-Men 3
2- Batman e Robin
3- X-Men 2
4- Hulk
5- Batman Returns


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...