Empresas como a Virgin Group, de Richard Branson, estão apostando grandes somas que a resposta é "sim". Na verdade, por um depósito de meros US$ 20 mil de um bilhete de US$ 200 mil, você pode ir adiante e reservar um assento a bordo da Virgin Galactic SpaceShip Two, candidata a se tornar a primeira nave espacial comercial quando for lançada daqui a alguns anos.
Cada voo levará seis passageiros em um passeio de duas horas e meia no espaço suborbital - isso é 10 km acima da superfície da Terra. Uma vez lá, os passageiros vão conseguir flutuar fora de seus assentos e contemplar uma vista que o George Whitesides, CEO da Virgin Galactics, descreve como "uma experiência transformadora". Continentes, oceanos e sistemas de tempestades vão se estender silenciosamente abaixo enquanto o vácuo do espaço se espalha no alto.
Se você pensou que o voo era caro, apenas considere a despesa de passear na órbita terrestre. A Estação Espacial Internacional vem com uma etiqueta de preço de alguma coisa entre US$ 35 bilhões e U$ 100 bilhões. Isso inclui material, suprimentos, engenharia, comunicações e sistema de suporte à vida. Tais são os custos de superar a gravidade do planeta e dormir em um ambiente incrivelmente hostil.
Ainda, companhias como o Space Island Group, do Canadá, e os Hotéis Hilton miraram os objetivos de longo prazo de estabelecer acomodações orbitais para os turistas espaciais de amanhã. Para que esse objetivo se torne realidade, contudo, as tecnologias de voos espaciais terão de ser melhoradas tremendamente e se tornar economicamente mais factíveis. Além disso, há a questão da saúde. Os astronautas modernos enfrentam as angustiantes forças G, o risco da exposição à radiação e perda garantida de massa óssea. À medida que o turismo espacial se torna progressivamente real, as agências governamentais vão, sem dúvida, ter um interesse aumentado na segurança do passageiro.
O turismo espacial já é uma realidade e vem sendo desde 2001. Suas opções são seriamente limitadas por tecnologias modernas (ou a falta delas) e pelos altos custos de atingir a órbita, mas os bilhetes já estão à venda.
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