terça-feira, 5 de abril de 2011

Aposte na alimentação para reforçar seu sistema imunológico

Nosso sistema imunológico nada mais é do que uma tropa de choque: ele entra em contato com os vírus e as bactérias do ambiente e precisa diferenciar os patogênicos — aqueles que provocam doenças — dos inofensivos.

A função é eliminar os primeiros e deixar os outros viverem felizes em nosso organismo. E, como a moeda usada em nosso corpo é a energia, tudo que pode roubá-la torna a imunidade mais fraca.

“Então, se você vive pegando infecção, verifique primeiro se está dormindo e se alimentando direito”, avisa o médico Luiz Vicente Rizzo, professor titular do departamento de imunologia da Universidade de São Paulo.

Nutrientes que reforçam nossas defesas

Vitamina A
Sua deficiência provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.

As principais fontes: cenoura, abóbora, fígado, batata-doce, damasco seco, brócolis e melão.

Vitamina C
Aumenta a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência.

Encontrada na acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, morango, tomate, vegetais folhosos crus, repolho e pimentão verde.

Lembrete importante: essa vitamina é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Por isso, prefira tomar aquele suco logo após o preparo.

Vitamina E
Tem a capacidade de interagir com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, atuando como antioxidante.

Sua função é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados em qualquer reação química do organismo.

Alimentos ricos: germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanhado-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

Zinco
Esse mineral atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos.

Sua deficiência pode causar diversas doenças imunológicas e, quando acentuada, causa linfopenia (grande diminuição do número de linfócitos).

Fontes alimentares: carnes, peixes, ostras, crustáceos, aves, leite, cereais integrais, feijões e nozes.

Selênio
Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer.

Onde buscar: castanhado-pará, alimentos marinhos, fígado,carnes e aves.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...