quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Vida em Kepler

 
A NASA confirmou a existência de um planeta semelhante à Terra na “zona habitável” do sistema solar Kepler 22, localizado a 600 anos-luz de distância. O Kepler-22b é 2,4 vezes maior do que a Terra, tem uma temperatura de cerca de 22ºC e é o mundo mais parecido com o Planeta Azul alguma vez confirmado pela NASA.
O Kepler-22b é o primeiro planeta localizado na "zona orbital habitável" - região perto de uma estrela que tem as temperaturas adequadas para que exista água líquida – a ser descoberto e confirmado pela agência espacial norte-americana.
O novo planeta é cerca de 2,4 vezes maior do que a Terra e tem uma temperatura à superfície próxima dos 20ºC, mas os investigadores desconhecem ainda a sua composição, ficando por saber se é constituído sobretudo por rocha, gás ou líquido. O período orbital do Kepler-22b é menor do que o da Terra, levando 290 dias a completar uma volta em redor da sua estrela, semelhante ao sol, entretanto, menor e mais fria.
“A sorte sorriu-nos com a detecção deste planeta”, afirmou William Borucki, o principal investigador da missão Kepler do Centro de Investigação da NASA localizado em Moffett Field, no Estado norte-americano da Califórnia.
O resultado, que será publicado no “The Astrophysical Journal”, foi anunciado na primeira conferência científica sobre a missão da sonda Kepler, ocorrida esse mês.
A confirmação do Kepler-22b foi divulgada no primeiro dia do colóquio, juntamente com o anúncio da existência de 1094 novos candidatos a planetas. Até ao momento a sonda já identificou 2326 candidatos - 207 dos quais são aproximadamente do tamanho da Terra.
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...