segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Tokyo Motor Show 2011


A Tokyo Motor Show é uma bienal de automóveis que atrai olhares do mundo todo para um único pavilhão de exposição. A cada dois anos, as maiores montadoras do planeta se reúnem no Japão para demonstrar seus carros e motos conceituais, esbanjando tecnologias futuristas.
Em sua 42ª edição, ocorrida na capital japonesa entre os dias 3 e 11 de dezembro de 2011, a feira teve como tema “Mobilidade pode mudar o mundo”. As empresas tiraram os seus projetos do papel e mostraram as principais tendências para os modelos de carro do futuro.
Em meio a uma infinidade de veículos extraordinários, o Tecmundo selecionou aqueles que mais chamaram atenção dos visitantes. Prepare-se para babar em alguns dos carros que possivelmente pilotaremos daqui a alguns anos.

Uma das grandes atrações da Mitsubishi para a Tokyo Motor Show foi o Emirai, um modelo construído para demonstrar a tecnologia de projeção de imagem da empresa. Por enquanto, as telas utilizadas nos painéis, que se estendem por toda a volta do motorista, são de LCD. Porém, o material deve ser alterado em suas futuras reformulações – já que essa tecnologia não permite que os displays dobrem.
Acompanhando a tendência de sustentabilidade, a Honda apresentou o Advanced Cruiser eXperience, também chamado de AC-X. Esse modelo une a ideia dos carros híbridos com toda a elegância dos sedans da montadora japonesa.
Guiado pelo tema do evento, o projeto do AC-X se destaca pelos dois motores elétricos e um terceiro a combustão de quatro cilindros. Outro recurso bem interessante desse carro é o Automatic Drive Mode Support, o qual oferece um sistema de piloto automático, permitindo que você se acomode e relaxe enquanto o computador de bordo toma conta da direção.
 
 
Ao ser acionado, esse mecanismo recolhe os “joysticks”, que assumem o lugar do volante, reclina o banco e oferece um suporte para pernas. Por outro lado, esse veículo não é dos mais potentes, atingindo somente os 100 km/h.

Outro modelo apresentado pela Honda na bienal foi o EV-Ster. Também seguindo a tendência de “carros verdes”, esse veículo possui um motor elétrico com uma bateria de íon lítio de 10 kW/h. O design do automóvel conta com linhas e cores que lembram os meios de transporte usados na produção cinematográfica "Tron: Legacy".
Toda a sua estrutura aerodinâmica é feita em fibra de carbono, reduzindo o seu peso consideravelmente. Assim como no AC-X, o EV-Ster substitui os tradicionais volantes por manches. Segundo a montadora japonesa, esse automóvel atinge no máximo 160 km/h, mas chega a alcançar 60 km/h em apenas 5 segundos.
 
 
O seu motor elétrico permite que o carro rode por 160 km com uma única carga. Para reestabelecer a energia da bateria, basta conectar o veículo a uma tomada com voltagem de 220 V por 3 horas.
 
Além da conectividade, a Toyota apostou na adoção de combustíveis alternativos. No FCV-R, a empresa resolveu utilizar células de combustível movidas a hidrogênio – uma tecnologia que é considerada uma fonte de energia livre de emissões de dióxido de carbono e que pode ser produzida a partir de diversos recursos naturais.
 
 
A célula de combustível desse veículo é constituída por um tanque de hidrogênio de alta pressão (70 MPa), localizada abaixo do chassi, e oferece a autonomia de 700 km. O modelo pode transportar até quatro passageiros e uma grande quantidade de bagagem.

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