A partir dessa semana, toda segunda-feira, vou colocar um post sobre algum lugar do mundo que acho interessante e que gostaria de conhecer. Já que não temos dinheiro para poder viajar e conhecer todos eles, pelo menos pela internet podemos ter uma idéia de como esse mundo é vasto e interessante. Quem quiser contribuir pode me mandar alguma dica de algum lugar legal que eu publico algo aqui.
TEATRO AMAZONAS
O Teatro Amazonas é um belo teatro brasileiro, segundo maior teatro da Amazônia (superado apenas pelo Teatro da Paz em Belém). Foi construído com verba do ciclo da borracha.
A história do inicia-se e em 1881, quando o deputado A. J. Fernandes Júnior apresentou o projeto para a construção de um teatro em alvenaria, na cidade de Manaus. A proposta foi aprovada pela Assembléia Provincial do Amazonas e começaram as discussões a respeito da construção do prédio. Manaus, que vivia o auge dociclo da borracha, era uma das mais prósperas cidades do mundo, embalada pela riqueza advinda do látex da seringueira, produto altamente valorizado pelas indústrias européias e americanas. A cidade necessitava de um lugar onde pudessem se apresentar as companhias de espetáculos estrangeiras e a construção do teatro, assim, era uma exigência da época.
O projeto arquitetônico escolhido foi o de autoria do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, em 1883. No entanto, em meio às discussões a respeito do local para a edificação e os custos da obra, a pedra fundamental só foi lançada em 1884. As obras transcorreram de forma lenta e somente no governo de Eduardo Ribeiro, no apogeu do ciclo da borracha, a construção tomou impulso. Foram trazidos arquitetos, construtores, pintores e escultores da Europa para a realização da obra. A decoração interna ficou ao encargo de Crispim do Amaral, com exceção do salão nobre, área mais luxuosa do prédio, entregue ao artista italiano Domenico de Angelis. A sala de espetáculos do teatro tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a platéia e os três andares de camarotes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário