terça-feira, 20 de maio de 2008

O Poder da Gentileza

Há momentos nos quais você é forçado a chamar o guerreiro, que há dentro de você. Mas até um guerreiro pode ser gentil. E um guerreiro gentil é exatamente aquele que acaba sendo líder dos outros guerreiros e líder das próprias escolhas.

Há momentos nos quais você está atrasado com tanta coisa, por fazer. Mas até um profissional afogado em papéis, e estressado, pode ser gentil. E um profissional gentil é exatamente aquele que acaba conquistando os ambientes de trabalho no qual vivem, e a admiração dos seus pares. Um profissional gentil, mesmo sob o pior estresse, conquista clientes, funcionários e colegas para toda a vida.

Há momentos nos quais você encontra todas as razões do mundo para usar alguma frase grosseira, com pessoas que testam sua paciência, para saberem até onde você chega. Mas até uma pessoa nestas condições pode ser gentil. E uma pessoa que continua gentil, mesmo com quem não é gentil com ela, acaba tornando inúteis as tentativas de outros em derrubá-la, e constrói uma reputação de equilíbrio e controle.

Há momentos nos quais você encontrará todos os motivos do mundo para deixar de ser gentil. São estes os momentos nos quais a gentileza será mais importante para as pessoas que estão ao seu redor. São estes os momentos nos quais você causará maior impacto na vida delas, e na sua, por ser gentil.

Ser gentil é algo que deve passar a fazer parte de você, nos melhores, ou nos piores momentos. Ser gentil com todos, acima, abaixo e ao seu lado, mostra que você está integrado ao seu ambiente, às pessoas e aos desafios que surgem em sua vida.

Ser gentil em todos os momentos, seja na calmaria ou no caos, projeta imediatamente uma imagem de controle da situação, que a maioria das pessoas não terá, tornando você uma das primeiras escolhas, quando alguém pensar em um nome para estar na liderança de um projeto, ou de uma vida.

Mesmo quando você precisa ser rígido, e colocar “os pingos nos is”, com outras pessoas, nada impede que você seja gentil.

Além disso, ser gentil deixará sua consciência muito mais leve, quando a vida colocar aquela pessoa longe de você. Porque todos nós partimos e nunca sabemos quando. Pode ser dentro de dez ou vinte anos. Ou nos próximos dez ou quinze minutos. Pode ser que alguém que está ao seu lado, agora, não esteja amanhã.

E, quando ficamos longe dessa pessoa, geralmente nos perguntamos se fomos suficientemente gentis com ela. Da mesma forma, nos lembramos de pessoas gentis, que se foram.

Então, não importa o que aconteça, seja gentil com ela. Porque, como disse Ralph Waldo Emerson, “nunca é cedo demais para ser gentil, porque você nunca saberá quando cedo demais será tarde demais”.

Texto de Aldo Novak

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...